As Aventuras de Cubo Dino e sua turma: 3º Capítulo – Que animal é esse?

15/08/2018

3º Capítulo – Que animal é esse?

O sol raiou, o galo cantou e Cubo Dino logo correu para acordar os seus pais.

- Mamãe, mamãe, já está na hora! Levante-se, temos que ir para a escola!

Vendo a empolgação de seu filho, a Sra. Dinolina logo despertou e disse:

- Já vamos, Cubo Dino. Agora vá se aprontar, aproveite que já está “de pé” escove os dentinhos, coloque a roupa e vá tomar o seu café.

Cubo Dino fez tudo que sua mãe pediu e então seguiram o caminho até a escola. O pequenino não via a hora de chegar e durante todo o caminho foi cantando a mesma musiquinha:

 

“Eu sou Cubo Dino, sou forte e valente

Sou estudioso e muito obediente

Eu vou para a escola aprender e brincar

E vocês, amiguinhos vão me ajudar”!?

 

Em um piscar de olhos, Cubo Dino e sua mãe haviam chegado aos portões da escola. Ele deu um beijo nela, disse até logo e correu para a sua sala de aula.

Logo que entrou, o pequenino encontrou todos os seus coleguinhas e foi sentar-se ao lado de Dante, o elefante, Tuga, a tartaruga e Mané, o jacaré. Antes que começassem a bagunça, o professor Caio, o papagaio entrou na sala e disse:

- Bom dia criançada!!! Vamos começar? Vou fazer a charada e vocês vão ter que adivinhar. Desde o mais grandão até o mais pequenino, qual será que é este animalzinho.

A sala toda logo se alvoroçou. Os aluninhos estavam ansiosos para desvendar as charadas que Caio, o papagaio iria perguntar.

Então o professor disse:

- Lá vai a primeira, quero ver quem vai acertar: Me chamam de rei, sou lindo eu sei. Sou bem cabeludo e quando solto meu urro todo mundo se espanta, moro na selva, mas não sou elefante nem salamandra.

Toda a sala estava com a mão erguida para responder a charada, mas o escolhido para responder foi Mané, o jacaré, que logo foi dizendo:

- Essa eu sei professor. Aliás, perto da minha casa tem de montão, esse animal só pode ser o leão.

Muito bem, Mané! Está certa a resposta, disse Caio, o papagaio. Vou fazer outra, mas agora mais difícil! Vamos ver quem é que sabe qual é esse bicho:

- Sou muito engraçado, pulo de galho em galho. Dizem que sou parente do homem, já sabem meu nome? Uma última você precisa saber, muitas bananas eu adoro comer.

Sem pestanejar Tuga, a tartaruga logo gritou:

- Eu sei, eu sei!!

- Pois então diga, Tuga. Se é tão sabida quero ver se essa você decifra.

- Essa é fácil, professor, disse a pequena tartaruga. Quem é que rima com caco, ama banana e pula de galho em galho? Só pode ser o macaco!

Muito bem, Tuga, disse o professor. Acertaram mais uma vez, mas desconfio que tem mais alguém ajudando vocês. Mas vamos continuar, lá vem a próxima:

- Adoro o verão, tenho um vozeirão. Tenho fama de preguiçosa, mas dos animais sou a cantora mais famosas. Vivo nas árvores, faço Ziiziizii, quando chega o inverno eu vou logo dormir.

A sala ficou em silêncio, estavam todos pensativos, mas de repente uma voz sopra a resposta para Dante, o elefante, que foi logo dizendo:

- Essa eu já desconfiava, mas ainda não sabia de quem é que o senhor falava, se não fosse o/a (fale o nome de seu filho ou filha), eu jamais saberia que era a cigarra.

- Hmmm hum! Disse, o professor. Eu bem que suspeitava, agora já sei que o tempo todo alguém aí de fora ajudava. Mas tudo bem, dessa vez vou deixar passar, até porque essa última charada ninguém vai acertar! Então lá vai:

- Sou forte e veloz, mas no alfabeto eu sempre chego por último. Pareço com o cavalo, a égua e o burro. Tenho duas cores que até parecem um pijama listrado, mas no conjunto da obra combinam com o meu belo penteado. Com grama e um belo pasto eu nunca passo fome. Se algo dá errado, vão logo dizendo meu nome.

A sala toda caiu na risada e logo disseram em conjunto: “É a zebra!!”

O professor estava admirado com a sabedoria de seus aluninhos, mas como já sabia que o/a (nome do seu filho ou filha) estava os ajudando, resolveu fazer uma última charada para encerrar a aula. Cubo Dino estava ansioso para ouvir, pois ainda não havia acertado nenhuma. E então o professor disse:

- Vamos lá, agora ninguém acerta, eu receio. Quem acertar essa vai ganhar mais vinte minutos de brincadeiras no próximo recreio. Lá vai: “O preto e o amarelo são as minhas cores. Temos uma rainha, moramos em quadradinhos e amamos as flores. Se for bem docinho eu vou logo chegando, mas não me irrite vou logo avisando”.

Cubo Dino levantou a mão e foi logo dizendo:

- Essa eu sei professor! Uma delas, certa vez até me picou. Quem faz zoeira na orelha, é a abelha! Agora está garantida a brincadeira no recreio.

Caio, o papagaio, satisfeito com o aprendizado de seus alunos, os parabenizou e fez cumprir sua promessa, assim todos saíram para o recreio felizes e saltitantes.


 

Não perca o próximo capítulo das “Aventuras de Cubo Dino e sua turma”.